notícias

Inmetro orienta consumidores para escolha segura do presente de Dia das Crianças

Inmetro orienta consumidores para escolha segura do presente de Dia das Crianças

09

outubro

Para uma criança o brinquedo é o início de uma aventura, uma viagem cheia de fantasia e imaginação.
E no dia das crianças, quais são os pais que não fazem aquele esforço para agradar os filhos. É uma economizada ali, outra aqui, e pronto, o tão sonhado brinquedo está nas mãos das crianças.
Mas toda essa diversão requer alguns cuidados. O diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Gustavo Kuster, explica as medidas a serem tomadas pelos pais na hora de adquirirem um brinquedo.
“A primeira recomendação é para os pais ou responsáveis que forem comprar um presente para a criança, observem se esse brinquedo tem o selo do Inmetro. Se não tiver, não compre, pois é um produto irregular no mercado. O segundo cuidado muito importante é com a faixa etária. Os brinquedos seguem questões do tipo: crianças de até 3 anos estão na fase oral, então eles levam muito o brinquedo à boca e, portanto, os cuidados com componentes químicos e partes pequenas são maiores do que um brinquedo para uma criança de 10, 12 anos”.
Kuster também pede ao consumidor que exija a nota fiscal do produto no momento da compra. A medida serve para evitar que o produto seja falso.
“Se não emite nota fiscal, a probabilidade muito grande que seja um produto irregular. E muitas vezes a gente vê essas réplicas, seja de personagens de cinema, de desenho animado, e pela própria qualidade do brinquedo você vê que aquela réplica é falsa”.
O diretor pede que a população denuncie qualquer tipo de problema ou acidente com brinquedos.
“Numa ação recente com a Receita Federal de Foz do Iguaçu foi apreendia uma quantidade imensa de produtos irregulares, sem o selo ou com selo falso, e a quase totalidade deles ou possuía substâncias tóxicas, partes cortantes ou pequenas. Brinquedo é uma coisa séria, é importante os pais terem atenção. E por isso é o item que a gente tem, costumeiramente, mais reclamação”.
Se você quiser fazer alguma denúncia ou relatar qualquer acidente com brinquedos, o número da ouvidoria do Inmetro é 0800 285 1818.


Fonte:www. centraldeconteudo.ebc.com.br 

visitante

9 9 1 6 8

envie seu comentário...

Opps! preencha corretamente os dados

enviar

peça seu som...

Opps! preencha corretamente os dados

enviar