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Telessaúde acelera e qualifica o atendimento na Atenção Primária em Saúde

Telessaúde acelera e qualifica o atendimento na Atenção Primária em Saúde

08

fevereiro

Redução da fila de espera por especialidade e melhoria da Atenção Primária à Saúde (APS) são alguns dos resultados obtidos com o uso de ferramentas de tecnologias da informação na saúde do Estado. Além de promover, acelerar e qualificar a assistência em saúde, por meio de teleconsultoria e de uma segunda opinião, o programa envolve ações de regulação, telediagnóstico e teleducação.
Por meio de teleconsultorias gratuitas por telefone e de plataforma online, profissionais que atuam na APS podem esclarecer dúvidas sobre diagnóstico e tratamento, subsidiando a tomada de decisões em tempo real. Em 2014, o RS foi o primeiro estado a oferecer o serviço de teleconsultoria aos enfermeiros.
Em seis anos de funcionamento do serviço, foram feitas mais de 63 mil teleconsultorias no Rio Grande do Sul. Como resultado, seis em cada 10 usuários atendidos tiveram sua situação de saúde resolvida no primeiro nível de atenção, sem necessidade de encaminhamento para especialistas.
O serviço é fruto do Programa TelessaúdeRS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que conta com o apoio técnico e financeiro da Secretaria da Saúde (SES), da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (DAB/MS).
É uma estratégia que visa, principalmente, à qualificação e melhoria do atendimento prestado por profissionais que atuam na Atenção Primária, incluindo médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, técnicos e auxiliares em saúde bucal, agentes comunitários de saúde, entre outros. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 (horário de Brasília), por meio do número 0800 644 6543.


Fonte: www. noticiasaominuto.com.br

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