07/28/2025
03:54:23 PM
Área em laranja está em alerta de perigo para vendaval, segundo Inmet. Crédito: Reprodução, Inmet
Alerta laranja para vendaval está vigente até o final da tarde principalmente na Serra, Região Metropolitana e Litoral Norte. Cerca de 346 mil pontos da área de concessão da CEEE Equatorial estão sem energia. Há risco de queda de árvores e danos em edificações.
A semana inicia com tempo instável e estragos causados por um ciclone extratropical em algumas cidades do Rio Grande do Sul.
Além da queda das temperaturas por uma frente fria, ventos fortes atingiram o estado. De acordo com a Defesa Civil de Porto Alegre, às 10h foram registradas rajadas de cerca de 105 km/h no Clube dos Jangadeiros, na Zona Sul da Capital. Ao menos três ruas foram bloqueadas totalmente devido a queda de árvores e postes, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
De acordo com a CEEE Equatorial, cerca de 346 mil clientes estão sem energia elétrica em toda área de concessão. As cidades mais impactadas são Porto Alegre, Capão da Canoa, Viamão e Osório.
Até o final da tarde desta segunda-feira (28), está vigente um alerta laranja para vendaval emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os ventos devem seguir variando entre os 60 km/h e os 100 km/h. Em Canguçu, no Sul do estado, o vento chegou a 102 km/h.
As áreas de maior risco são a Região Metropolitana de Porto Alegre, a Serra, o Sudeste e parte da Região Central do estado. Há possibilidade de queda de árvores, destelhamento de casas e danos em edificações.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, Cachoeira do Sul, na região Central, reportou alagamentos. Em Piratini e Rio Grande, no Sul do estado, foram registradas quedas de árvore. No Litoral também há registro de estragos.
Como ficam os próximos dias?
Na terça-feira (29), o avanço de uma massa de ar polar derruba as temperaturas no RS. Conforme os meteorologistas, seguirá chovendo em algumas áreas do estado, devido à circulação de umidade do mar para o continente após a passagem da frente fria.
Os maiores volumes deverão ocorrer na Região Metropolitana, Litoral Norte, Serra e Norte. São previstas pancadas isoladas, sem grandes acumulados. Nas outras áreas, o sol volta a predominar.
Entre a quarta (30) e a quinta-feira (31), o tempo permanece firme em todo o estado, sem previsão de chuva. As temperaturas seguem baixas, em razão da massa de ar polar que avança pelo Sul do Brasil.
ciclone-extratropical-vento-chega-aos-105-km-h-em-porto-alegre-mais-de-300-mil-clientes-estao-sem-luz-no-rs
Compartilhe